As palestras do primeiro TEDxJundiaí abordarão as diferentes vertentes que acompanham o termo, a partir da visão e experiências de cada palestrante. A ideia do evento é trazer reflexões sobre como os territórios impactam as nossas vidas, dentro do contexto pessoal, cultural, social, político e econômico.
Quais são os seus territórios?
Essa é a pergunta central que direcionará nosso encontro, que acontecerá em setembro deste ano.
A premissa do evento é fomentar a discussão de como podemos transformar os nossos territórios para a construção de um futuro melhor. Para além das analogias com a palavra, precisamos conceituá-la.
De acordo com o dicionário online Michaelis, território é definido como “a área em que uma pessoa, um grupo ou um animal considera sua ou sob seu controle e a defende contra a entrada daqueles que considera intrusos” ou ainda “porção da superfície terrestre pertencente a um país, estado, município, distrito”.
No entanto, território é mais que um simples traçado geográfico. Um território representa as culturas de um povo, suas características, seus anseios, suas histórias. Indo além, o território também é reflexo do que somos, do que consumimos, do que fazemos e de quem nos cerca.
Já parou para pensar de quantos territórios somos cercados? Do território do trabalho, do grupo de amigos, da família, da rua, da religião, da ideologia política, da universidade, de nós mesmos.
Como lidamos com tantos territórios? É isso que vamos discutir juntos no TEDxJundiaí, com a premissa de buscar conexões e novos olhares para os nossos espaços e entender que, em alguns momentos, as fronteiras precisam ser rompidas. Com base no que foi dito, separamos três tópicos que direcionarão algumas das palestras do evento:
Territórios nas relações pessoais
As relações pessoais envolvem a troca de experiência entre a sociedade e si mesmo. É por meio delas que as histórias, tradições e valores são adquiridos. Nossa perspectiva de mundo é influenciada a partir dos nossos gostos pessoais. Quando associamos as relações pessoais aos territórios, temos um senso de pertencimento e o desenvolvimento das nossas próprias identidades.
Territórios nas relações sociais e culturais
Os territórios também têm influência nas relações sociais e culturais. Afinal, do ponto de vista geográfico, eles são espaços onde as pessoas interagem, estabelecem vínculos comunitários e compartilham experiências em comum com a sociedade. Estes mesmos espaços servem como palco para festividades e ações culturais, além de preservar a cultura de cada local, com a presença de museus, teatros e ambientes de cultura.
Territórios nas relações políticas e econômicas
Não tem como deixar de falar do impacto na política e economia. Cada lugar possui suas diretrizes, recursos, produção de bens e serviços, que interferem no desenvolvimento político e econômico de uma região, por exemplo. Neste tópico, podemos refletir a partir das estratégias comerciais e industriais que são estabelecidas na região.
Vamos construir juntos os nossos territórios?
Deixe a sua opinião e sugestão. Acompanhe o nosso blog semanalmente com conteúdos exclusivos e nos siga pelo Instagram.