Aqui no Blog do TEDx Jundiaí você já conheceu um pouco mais sobre as edições desse ciclo de palestras organizado de forma independente que ocorreram pelo Brasil.
Agora, o que acha de saber a respeito dos eventos que já foram realizados em territórios bem próximos da gente, como Campinas e São Paulo? #SóVem
São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil – com 11.451.245 (onze milhões, quatrocentos e cinquenta e um mil e duzentos e quarenta e cinco) habitantes segundo o censo de 2022 do IBGE – foi a primeira no Brasil a receber esse evento nos moldes TED Conferences e planejado e preparado de forma autônoma. Isso ocorreu em 2009, no dia 14 de novembro. A cidade o recebeu também em 2010 e 2015 até que, desde então, o TEDx São Paulo tem sido realizado anualmente. A cidade também conta com diferentes tipos de eventos TEDx, como o TEDxWomen, Studio, TEDxLive, Countdown e Salon, que permitem o engajamento da comunidade durante o ano todo.
Antes de explorarmos as edições que já ocorreram na região, vem comigo conhecer os diferentes tipos de eventos TEDx que existem!
Há vários jeitos de compartilhar ideias
Quando falamos em TEDxWomen (traduzindo para o português, TEDx Mulheres), Studio, Standard, TEDxLive, Countdown e Salon, nos referimos às categorias de conferência que o organizador escolhe ao solicitar a licença TED. Vale lembrar que elas têm características, regras e conteúdos diferentes, mas preservam a essência desse formato conhecido (e querido) mundialmente.
As palestras TEDx usuais, que levam o nome da região que atende, se enquadram no formato Standard. Nelas, como por exemplo nosso TEDxJundiaí, é possível discutir diversos temas e ideias.
Já no formato Studio as palestras são produzidas separadamente do evento TEDx principal, o qual ocorre em um local onde, geralmente, há palco e público. As gravações podem ser feitas no “habitat” do palestrante. Alguns exemplos são palestras de professores em sala de aula, cientistas no laboratório, atletas em espaços esportivos, artistas em seus estúdios… o que vale é deixar a palestra descontraída, fora daquele formato que estamos acostumados em ver em eventos do tipo TED.
Os TEDxWomen são mais parecidos com os eventos standard, porém focados em pautas que discutem e estão relacionadas ao poder e à força de meninas e mulheres e “são voltados para a comunidade e abertos a todos os interessados em falar ou participar, incluindo todas as identidades em todo o espectro de gênero”, como consta na página oficial do TED.
O céu é o limite para a licença TEDxLive. Essa conferência, segundo a explicação dada pela própria marca TED, é realizada para “eventos TEDx centrados no webcast ao vivo de uma Conferência TED oficial”, a transmissão tem alcance global.
Na categoria Countdown, são discutidos temas que envolvem as questões climáticas. Os convidados para esse tipo de palestras, geralmente, são escolas, comunidades, faculdades e Organizações sem Fins Lucrativos (ONGs). O nome faz referência ao movimento Countdown (contagem regressiva, no português), uma iniciativa do TED Conferences preocupado com esse tema.
Por fim, o modelo Salon é mais intimista. Podem acontecer semanal ou mensalmente. “É um tipo único de reunião que os organizadores do TEDx realizam e que permite que a conversa continue pessoalmente”, segundo o texto do site ted.com. Assim, é uma ótima maneira de manter a comunidade engajada no evento o ano todo!
TEDx pelo interior de São Paulo
Como São Paulo, o município de Campinas vem realizando o seu ciclo de palestras em alguns desses formatos desde 2018. Em 2023, no mês de outubro e novembro, acontecerá o TEDxCampinasWomen e o TEDxCampinas no formato Standard. Além dele, outras cidades bem próximas do território jundiaiense, situadas no interior paulista, também já foram palco para o compartilhamento de grandes ideias.
Referindo-se especificamente à sua Região Metropolitana, em 2014 Vinhedo recebeu o formato Youth do evento, destinado ao público mais jovem, que marcou a estreia desse ciclo de palestras em 2019 também na cidade de Valinhos, onde houve, nesse mesmo ano, uma edição no formato Standard. Ainda no município, em 2022, aconteceu o TEDxValinhosLive.
Três edições já aconteceram em Indaiatuba nos anos de 2015, 2016 e 2020 (Standard). Americana recebeu o TEDx Studio em 2022 e 2023 e ainda neste ano ocorreu o TEDx Carioba na categoria Standard. Engenheiro Coelho, até agora, teve apenas uma edição, que foi realizada em 2022 dentro da característica University, realizada em faculdades e universidades.
Fora dela, temos Itu (2014); Sorocaba, que já recebeu 13 edições do evento: a primeira foi em 26 de outubro de 2013 e a décima quarta está prevista para este ano, na mesma data em que foi realizada a primeira, no entanto, dez anos depois; Mogi das Cruzes, com o TEDx Mogilar realizado em março deste ano em formato Standard; Tatuí (2019); São Carlos, onde já ocorreram oito edições, sendo quatro delas na categoria University; Ribeirão Preto (2013); Piracicaba (2018 – Standard); São José dos Campos com 9 edições até agora e, por fim, São José do Rio Preto que recebe a sua primeira edição em outubro de 2023.
Você pode acompanhar todos os eventos que já ocorreram (e ocorrerão!) em nossa região e no mundo clicando no mapa na página do TED.
Agora, chegou a vez de Jundiaí receber o TEDx! Como você já descobriu, o evento será realizado em 30 de setembro de 2023. Até lá, teremos muitas novidades e conteúdo aqui no nosso blog, por isso, não deixe de acompanhar. Aproveite, para deixar o seu comentário e nos seguir no Instagram!
Obrigada pelo post! Sucesso Jundiaí! Não vejo a hora de ter o TEDx em Porto Feliz!
Ter o ciclo de Palestra TEDx aqui em Jundiaí é uma grandiosa oportunidade pra nossa cidade.
Consolida a importância de outros palestrantes virem pra cá.
Reafirma a vocação da cidade para negócios e Network.
Define, ainda, aqui como um “Território” de vanguarda e empreendedorismo.