Em quanto tempo conseguimos aprender algo?
Se antigamente era comum participar de eventos e palestras em uma ou duas horas, hoje não mais. Tanto do ponto de vista do palestrante quanto o da plateia, o assunto precisa ser interessante e a didática, primordial, independente da sua duração.
Talvez o tempo seja um dos bens mais valiosos que temos e com certeza você já deve ter ouvido isso. Com a ascensão do digital, tudo caminha ainda mais rapidamente: áudios acelerados, vídeos que precisam chamar nossa atenção nos três primeiros segundos, falas editadas sem o tempo de respiro ou até a síntese de ideias gravadas em apenas um story de 15 segundos. Repare que estamos falando de segundos!
E sim, é possível aprender coisas novas em apenas segundos na internet. O segredo é filtrar o tipo de conhecimento que você absorve no meio de uma infinidade de conteúdos digitais. As apresentações TED duram cerca de 18 minutos: tempo ideal para ouvir na esteira, enquanto lava louça ou se prepara para dormir. No entanto, elas também podem durar menos.
Para te dar um gostinho de conteúdos inspiradores e significativos, neste artigo do blog nós selecionamos algumas conferências com menos de cinco minutos para que você possa se inspirar e desenvolver novas habilidades de reflexão, em campos pessoais e profissionais. Confira as dicas!
Matt Cutts – Tente algo novo por 30 dias
Em pouco mais de três minutos, o engenheiro do Google discorre sobre a importância de aprender coisas novas. Em 30 dias, ele se desafiou a adquirir novos hábitos e contou brevemente como isso elevou a sua confiança.
Arianna Huffington – Como ter sucesso? Durma mais!
Ao contrário dos discursos de “trabalhe enquanto eles dormem”, Arianna Huffington, escritora empreendedora americana de origem grega, mais conhecida por ser a fundadora do The Huffington Post, defende a ideia de que ser workaholic “viciados em trabalho” não é tão bom assim e reforça a importância de hábitos saudáveis – como dormir mais, por exemplo.
Clint Smith – O perigo do silêncio
Quem disse que a melhor opção é o silêncio? O escritor, educador e poeta Clint Smith conta em poucos minutos a importância de expor seus pensamentos e a sua voz, mesmo que às vezes você possa achar que a melhor opção é o silêncio.
Stacey Kramer – O melhor presente ao qual sobrevivi
Em apenas três minutos, Stacey Kramer, co-fundadora da Brandplay, uma empresa de estratégia de marca, conta sobre uma experiência pessoal assustadora e traumática, onde ela associou com um presente e um novo modo de olhar a vida e o mundo. É um vídeo que te fará repensar sobre as atitudes diárias.
Terry Moore: Como amarrar sapatos
Esta foi a primeira palestra de três minutos no palco do TED e merece a sua atenção!
Quem te ensinou a amarrar os sapatos? É provável que você tenha aprendido na infância, mas, será que foi da forma correta? Neste discurso, que ocorreu em 2005, Terry Moore descobriu que ele vinha amarrando seus sapatos de modo errado a sua vida inteira e decidiu discorrer sobre isso no TED. Ele exlica sobre como foi ter aprendido algo tão simples após os 50 anos.
TED em três minutos!
Se você deseja se aprofundar nesse formato de apresentação, acesse a aba “Ted in 3 minutes” no site oficial do TED: https://www.ted.com/playlists/81/ted_in_3_minutes. Lá, você encontrará uma seleção de palestras curtas e compactas que podem abrir sua mente, despertar sua curiosidade e motivá-lo a buscar mais conhecimento!
Curtiu as dicas? Compartilhe qual foi o sua TED Talk favorita e apresente sugestões para o TEDxJundiaí. Contamos com a sua participação! Aproveite para seguir o nosso perfil no Instagram: @tedxjundiai e ficar sabendo das novidades em primeira mão.