Em cada conferência no formato TED é possível estabelecer conexões e adquirir novos aprendizados. O TED foi criado em 1984 e desde então carrega o mesmo propósito: propagar ideias que merecem ser compartilhadas. Por essa razão, todas as conferências seguem diretrizes. Em Jundiaí, não será diferente.
Com o tema Territórios, todos os palestrantes realizarão apresentações baseadas em suas experiências e conhecimentos, sem qualquer distinção ou formas de preconceito. Uma das premissas são pautas sem agenda política, religiosa ou comercial. Embora todo conhecimento parta de vivências e vieses pessoais distintas, é interessante que haja a pluralidade de ideias com o intuito de que o público tenha diferentes perspectivas sobre o mesmo tema. Afinal, o debate é enriquecido quando as ideias são bem fundamentadas.
O objetivo do TED deu tão certo que já são quase 40 anos de propagação de novas ideias. Apesar de ele ter sido criado nos Estados Unidos, o programa ganhou grandes proporções em todo o mundo. No Brasil, as conferências chegaram em 2009 e se espalharam em todas as regiões do país. Os temas são tão plurais quanto a cultura brasileira.
Pensando nisso, nós separamos sugestões de brasileiros que já apresentaram suas palestras no formato TED, para que você conheça as vozes destas pessoas que fomentam o compartilhamento de ideias.
Monique Evelle
A baiana Monique Evelle, tem 27 anos e é reconhecida como uma das maiores vozes de inovação empreendedora no Brasil, de acordo com matéria publicada na Forbes em 2021.
Aos 16 anos, fundou o Desabafo Social, organização que utiliza a tecnologia e a comunicação a favor dos direitos humanos. Como jornalista, fez parte da equipe do programa Profissão Repórter, da Rede Globo. É formada em Humanidades com ênfase em Política e Gestão da Cultura, pós graduada em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica e pós graduanda em UX Design & Strategy.
Ao compreender seu papel como mulher preta e nordestina, tem o propósito de propor inovações que horizontalizem as relações no afroempreendedorismo.
O mito de ser feliz fazendo o que ama
Nesta palestra ela apresenta o mito do discurso empreendedor baseado em meritocracia, onde ignora-se as estatísticas no país, especialmente da população negra, e o afro-empreendedorismo aplicando na realidade atual do brasileiro.
Maíra Azevedo
Jornalista, Maíra Azevedo é atriz, comediante e youtuber. Conhecida popularmente como Tia Má, ela tem como marca registrada a versatilidade. Em 2015, foi eleita uma das 25 mulheres negras mais influentes da internet. Fez parte da equipe de autores das histórias da nova temporada da série Vai que Cola, transmitida pelo Multishow.
Desafiando diversas formas de opressão
Maíra discute sobre a temática opressão, a partir das situações cotidianas. Baseada em experiências reais, ela menciona como as pessoas se sentem sendo barradas em diversos lugares ou recebendo olhares tortos na rua. Menciona ainda como devemos combater o preconceito velado e o explícito na sociedade atual.
Ricardo Amorim
Ricardo Amorim é autor do best-seller Depois da Tempestade, apresentador do Manhattan Connection da Globonews e o economista mais influente do Brasil, segundo a revista Forbes. É também colunista na revista IstoÉ e o brasileiro mais influente no LinkedIn.
O futuro chegou. Você está pronto?
Esta palestra discute como as transformações tecnológicas e demográficas impactam o mercado de trabalho e como será, ou já é, o futuro profissional das pessoas.
Renan Quevedo
Renan Quevedo é o responsável por dar vida ao projeto Novos Para Nós, que busca artistas no país e auxilia no processo de pesquisa, mapeamento e divulgação de artistas populares. Publicitário, ele deixou o antigo emprego para investir em arte e no que acreditava, que a arte, seja em qualquer vertente, nunca é opcional – é questão de profunda necessidade para o ser existir. Em seis meses de projeto, percorreu 16 estados e o Distrito Federal, rodou cerca de 27 mil quilômetros e narrou mais de 300 histórias de forma aberta nas redes sociais, na tentativa de valorizar e divulgar a arte nacional. No TEDx abaixo, você confere detalhes sobre o projeto.
Novos Para Nós: uma busca por artistas populares brasileiros
Camila Coutinho
Camila Coutinho é natural de Recife, capital de Pernambuco. Criadora do blog Garotas Estúpidas, é influencer digital e designer de moda, além de ser autora do livro Estúpida, eu?, e destaque na lista Forbes Under 30.
Ouse ser independente
Esta palestra aborda as suposições amplamente difundidas sobre os papéis “tradicionais” nos relacionamentos, de que os homens devem alcançar o sucesso profissional enquanto as mulheres normalmente devem ficam em casa e tomar conta dos filhos.
Eduardo Marinho
As palestras no TED são popularmente conhecidas por seus questionamentos, debates filosóficos e reflexões sobre a vida. Nesse sentido, o artista plástico, escritos, ativista social e filósofo Eduardo Marinho apresenta “A determinação para achar o sentido da vida”, que compartilha perspectivas únicas e profundas da vida urbana. Eduardo nasceu em 1960, no Espírito Santo. Em busca de um sentido para a vida, ele saiu jovem de casa, chegou a morar na rua e essa experiência reflete hoje em seu trabalho como artista plástico.
A determinação para achar o sentido da vida
Os preparativos para a edição do TEDxJundiaí
A primeira edição do TEDxJundiaí já tem data e local: 30 de setembro, no Espaço Expressa. Toda equipe de voluntários está empenhada em proporcionar uma vivência única e enriquecedora para todos os presentes. Os detalhes de como participar da plateia serão divulgados em breve. Continue acompanhando as novidades aqui no blog!
Até mais!