Já que a intenção da primeira edição do TEDx Jundiaí é fazer, contar e compartilhar histórias, nada mais justo do que o evento ser realizado em um lugar que é cheio delas. Estamos falando da antiga oficina das locomotivas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro – conhecida como Complexo Fepasa ou, para os mais íntimos e modernos, Expressa: espaço de cultura, humanidades e futuros.
Vamos começar do começo…
O prédio foi construído pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro na segunda metade do século 19 para acomodar as oficinas e os trens da empresa que, até então, eram abrigados na cidade de Campinas, mas devido alguns problemas espaciais e sanitários (à época, surto de Febre Amarela) a Companhia resolveu se mudar para Jundiaí.
Em 1961 ela foi estatizada e, dez anos depois, foi incorporada à Ferrovia Paulista S.A, a Fepasa, empresa estatal responsável por juntar e administrar todas as companhias ferroviárias do Estado de São Paulo. Com os trâmites de sua desestatização, em 1990, e a “volta” da privatização das ferrovias, a Prefeitura de Jundiaí obteve o prédio em 2001.
O Complexo Fepasa Espaço Expressa hoje
O único patrimônio material da cidade tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tem uma área total de 111 mil metros quadrados, sendo 46 mil de área construída. Atualmente, o espaço abriga departamentos públicos da prefeitura e instituições estaduais como a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) e o Poupatempo.
O complexo também pode ser considerado um centro cultural, pois ali está o Museu da Companhia Paulista, aberto à visitação de terça a domingo das 10h às 17h, com o seu acervo que conta não só a história de Jundiaí, mas do Estado de São Paulo e também do Brasil.
O Museu Ferroviário passou por reformas, “com manutenção do piso, pintura, instalação de iluminação cênica, além da reorganização e higienização do acervo”, informa matéria na página da Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí – e foi reaberto em setembro de 2022, quando o então Complexo Fepasa também ganhou novo significado, conceito e nome: Expressa.
O projeto de restauração buscou preservar a arquitetura e características originais do prédio, resgatando a sua história e relevância na construção da identidade da cidade.
Atualmente, o Expressa oferece uma série de atividades culturais, como exposições de arte, apresentações musicais e teatrais, mostras de cinema, oficinas e cursos. Além disso, é um ponto de encontro para artistas locais e regionais, proporcionando uma plataforma para a promoção da cultura e da criatividade.
A escolha do local carrega um significado especial e simboliza os valores e propósitos do TEDxJundiaí!
O Espaço Expressa representa um marco histórico de Jundiaí. “Ao longo dos anos, as linhas férreas que passam pelo município testemunharam o movimento de pessoas de diferentes lugares, suas histórias e experiências únicas. Assim como os TEDx são territórios de ideias, as antigas estações ferroviárias foram pontos de encontro de culturas e perspectivas diversas, onde a conexão humana e a troca de conhecimento eram tão presentes quanto os trens que chegavam e partiam”, reflete Rafael Testa, organizador do TEDxJundiaí.
“Ao escolher o Expressa como palco para nosso encontro, estamos valorizando a importância da preservação da memória e da cultura da cidade”, afirma Tainan Franco, produtora do evento. Trazer o primeiro TEDxJunidaí para este espaço histórico, revitalizado em um centro cultural moderno, demonstra nosso compromisso em honrar e celebrar a história de Jundiaí, ao mesmo tempo em que temos a possibilidade de realizar o evento um ambiente acolhedor e inovador, ideal para o compartilhamento de ideias e inspiração.
“Acreditamos que o Espaço Expressa é o cenário perfeito para o tema deste ano, Territórios. Aqui, iremos criar um território de diálogo, reflexão e aprendizado, onde cada palestra será uma jornada única, conectando pessoas e ideias de formas surpreendentes.”, completa Tainan.
Juntos, vamos explorar novos horizontes e construir um futuro mais inspirador! Vamos explorar a magia dos territórios de ideias e construir uma jornada memorável de conhecimento e transformação.
O Expressa é um espaço público, que fica localizado na Avenida União dos Ferroviários, nº 1760, em Jundiaí e está ansioso para receber mais e mais histórias e novas ideias na primeira edição do TEDx Jundiaí!
Fontes:
https://turismo.jundiai.sp.gov.br/atrativos/patrimonio-historico/complexo-fepasa/
https://turismo.jundiai.sp.gov.br/atrativos/museus/museu-ferroviario-companhia-paulista/
http://icaatom.arquivoestado.sp.gov.br/ica-atom/index.php/companhia-paulista-de-estradas-de-ferro
https://www.metrocptm.com.br/ha-50-anos-era-criada-a-fepasa/
https://cultura.jundiai.sp.gov.br/espacos-culturais/museu-ferroviario/