Compartilhar ideias e inspirar pessoas são objetivos que fundamentam os conteúdos do TED desde 1990. Até hoje, as palestras discorrem sobre os mais variados assuntos e atingem milhares de pessoas ao redor do mundo. Para que as conferências sejam organizadas regionalmente, como o TEDx, é preciso preparo.
Organizar um TEDx envolve disciplina e determinação muito antes do evento ser divulgado. É preciso conhecer as regras estabelecidas pela equipe TED e seguir seus fundamentos para obter a licença. De acordo com o TED: “Ser organizador do TEDx é uma experiência incrível, mas vai exigir trabalho, dedicação e muito do seu tempo. Portanto, se você está pensando em organizar um evento TEDx, é importante certificar-se de que está pronto para mergulhar de cabeça e assumir o compromisso”.
Conheça [parte da] equipe TEDxJundiaí!
O TEDxJundiaí é formado por uma equipe que ama conexões, troca de ideias e a busca pelo conhecimento. A ideia é formar uma grande rede para compartilhar ideias transformadoras, por isso nossa equipe está crescendo a cada novo passo dado (e certamente estará ainda maior até o dia do evento). Para você conhecer um pouco sobre nossa equipe, perguntamos para cada um como eles se relacionam com o TED e como está sendo participar deste projeto, além de curiosidades, como o palestrante favorito; conferência mais marcante e as expectativas para o TEDxJundiaí. Confere aí!
Rafael Testa – Organizador Licenciado TED
Rafael Testa é pesquisador associado do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Universidade Estadual de Campinas (CLE-Unicamp). Doutor em Filosofia, atualmente também trabalha em projetos de extensão universitária e divulgação científica financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Qual a sua relação com o TED e como está sendo participar deste projeto?
“Organizar o TEDxJundiaí tem sido uma incrível jornada de aprendizado e realização. Entre os desafios, um dos mais difíceis foi selecionar apenas dez palestrantes para compartilharem suas ideias transformadoras nesta primeira edição. A qualidade e diversidade das sugestões recebidas tornou a curadoria ainda mais complexa. Agradeço imensamente à equipe de voluntários que tem se dedicado incansavelmente a cada detalhe, tornando possível a realização deste evento. É gratificante ver como todos estão comprometidos em criar uma experiência memorável para os participantes. Em especial, agradeço à Tainan por me ajudar a dar vida a esta ideia, que acredito ser a junção de meu trabalho acadêmico em popularização do conhecimento com novas habilidades e interesse nas ferramentas audiovisuais que tenho aprendido com ela.”
Como descobriu o TED? Qual a sua palestra ou palestrante favorito?
“Não me lembro exatamente quando conheci o TED, mas certamente foi pesquisando sobre algum tema de estudo. Uma das primeiras palestras que assisti – e uma das que mais gosto – é do economista comportamental Dan Ariely, autor de “Predictably Irrational”. Em “Temos controle sobre nossas decisões?”, ele fala sobre os vieses cognitivos que moldam nossas decisões, mesmo aquelas baseadas em critérios que consideramos estritamente racionais.”
Quais as expectativas para o TEDxJundiaí?
“Estou animado com o que está por vir e já sonho com o TEDxJundiaí se tornando uma tradição inspiradora em nossa cidade, onde ideias inovadoras continuem a ser compartilhadas e difundidas.”
Tainan Franco – Produção
Tainan Franco é produtora e gestora cultural. Produziu diversos documentários sobre a região de Jundiaí na antiga Rede Paulista, incluindo “Imigrantes”, “Caminho dos Bandeirantes”, “Serra do Japi”, “Carlitos de Jundiaí”, dentre outros. Bacharel em Direito e em Gestão Pública, é especialista em gestão de projetos. Fundadora da MOV8 Produções, empresa que atua em todos os segmentos artístico-culturais, além de radialista no Programa Francamente.
Qual a sua relação com o TED e como está sendo participar deste projeto?
“Quando o Rafael começou a participar de alguns projetos da MOV8, acabamos unindo seu trabalho acadêmico com as produções audiovisuais, que é meu trabalho há quase 20 anos. Acredito que o TEDxJundiaí é a consolidação desta relação entre seus interesses acadêmicos e meu projeto pessoal de fomento a projetos culturais. Quando ele perguntou sobre a ideia de conseguir uma licença oficial para organizar o TEDxJundiaí, prontamente aceitei o desafio. Desde que comecei o Programa Francamente pude conhecer inúmeras pessoas incríveis de nossa região, então já sabia que não seria difícil encontrarmos palestrantes para diversas edições do TEDxJundiaí.”
Como descobriu o TED? Qual a sua palestra ou palestrante favorito?
“Conheço o TED há muito tempo, nem me lembro desde quando. Dentre as diversas palestras que me impactaram, a que mais me marcou foi da Ana Claudia Quintana Arantes, especialista em Cuidados Paliativos. Em “A morte é um dia que vale a pena viver” ela fala sobre o tema da finitude humana sem tabu, invertendo a perspectiva do senso comum. A palestra nos faz refletir sobre nossa própria existência, e sobre a importância de oferecer às pessoas a oportunidade de viverem bem até o dia de sua partida. Segundo ela, o que deveria nos assustar não é a morte, mas a possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem aproveitá-la.”
Quais as expectativas para o TEDxJundiaí?
“Tenho certeza que será um evento inspirador, com palestras de pessoas incríveis. Jundiaí merece um evento deste porte, para amplificar cada vez mais as vozes de nossa região.”
Júlia Canineo – Assistente de Produção
Júlia Canineo é assistente de produção da MOV8. Formada em cinema e audiovisual, atuou em produções de curtas-metragens e como cineclubista durante quatro anos.
Qual a sua relação com o TED e como está sendo participar deste projeto?
“Minha relação com o TED e TEDx começou este ano, quando a Tainan e o Rafael me contaram mais sobre o processo de ter a licença TED e chamaram para trabalhar no projeto, fiquei muito feliz. É uma oportunidade de aprendizado única!”
Como descobriu o TED? Qual a sua palestra ou palestrante favorito?
“Eu já tinha ouvido falar do evento através de uma amiga que é fã, mas nunca tinha pesquisado a fundo e visto as palestras. Gosto das palestras que falam sobre temáticas importantes voltadas para os direitos humanos, saúde e educação, por exemplo, da Julia Rocha sobre o SUS e a humanização da Saúde é algo que impacta bastante porque sinto orgulho de um país como o nosso ter esse sistema de saúde e ela falou muito bem sobre isso.”
Quais as expectativas para o TEDxJundiaí?
“Minhas expectativas são altíssimas. A diversidade da curadoria na hora da escolha dos speakers com certeza é algo que vai impactar a cidade e o mundo, tem muita gente boa em Jundiaí e na região e essas ideias com certeza merecem ser espalhadas pelo mundo todo. O TEDxJundiaí será inspirador!”
Vívian Rio Stella – Mentoria para palestrantes
Vívian Rio Stella é doutora em Linguística pela Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP. É empreendedora há 10 anos na VRS Academy e desenvolve workshops, jornadas de aprendizado e palestras sobre comunicação.
Como descobriu o TED?
“Como eu trabalho com oratória, é necessário conhecer o TED. Não sei precisar quando foi. Estive no TEDxSãoPaulo em 2016, na platéia. Antes disso eu já conhecia a organização, por conta das transformações que o TED causou na oratória dos grandes eventos. Se não me engano, foi um participante de algum curso que me apresentou, aí me deparei com livros do Carmine Gallo e Chris Anderson, que tratam das técnicas a partir das apresentações. São fontes de referência para mim.”
Qual a sua palestra ou palestrante favorito?
“Gosto de muitas, sem dúvida que logo me vem à cabeça e é uma das mais vistas no mundo inteiro é da Brené Brown, que inclusive já fiz análises em cursos, sobre estratégias de comunicação. Eu estava na plateia em São Paulo num TED da Angélica Dass, que ela falava sobre o projeto Humanae – que é um projeto sobre o tom de pele usando a paleta da Pantone, é uma palestra que eu gosto demais e estava presente.
Tem do Josh Kaufman, que ele fala sobre o poder das 20 horas no aprendizado, ele toca ukulele, conta a história dele com a filha para mostrar como ele conseguiu aprender, com um objetivo claro, em pouco tempo.”
Quais as expectativas para o TEDxJundiaí?
“São ótimas! Acredito que a curadoria foi muito feliz nas escolhas, de modo que será um TEDXJundiaí para além de Jundiaí, que ao mesmo tempo trate do tema territórios, que é tão necessário. Também estou com expectativa para que a cidade receba bem e abrace o evento para que tenhamos outras edições e o fato de ter muita representatividade das palestras é valioso. Vamos abrir espaços de conversa. É a primeira vez que participo de uma preparação de palestrantes para TEDx, estou muito envolvida com o processo, entendendo mais os bastidores.”
Felipe Schadt – Comunicação
Felipe Schadt é jornalista e professor do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e Diretor de Comunicação na Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).
Qual a sua relação com o TED e como está sendo participar deste projeto?
“É uma relação de muito respeito da minha parte. O TED é um espaço que amplia vozes de pessoas brilhantes e eu respeito muito isso. Sendo assim, fazer parte da organização de um TEDx é ajudar a ampliar as vozes incríveis da minha cidade.”
Como descobriu o TED? Qual a sua palestra ou palestrante favorito?
“Eu conheci o TED no meu intercâmbio nos EUA. Meu professor de inglês deu como dever de casa, assistir a alguns TED talks para treinarmos a nossa escuta. Ele também aconselhou que assistíssemos aos vídeos curtos primeiro. E eu comecei com uma palestra de 2:59 de Tarry Moore, que palestrava sobre o jeito certo de amarrar os sapatos. Eu achei aquilo fascinante: um tema tão simples mas que foi abordado de maneira criativa o suficiente para virar um TED talks.”
Quais as expectativas para o TEDxJundiaí?
“Minhas expectativas são as melhores possíveis. Estou animado e ansioso para ouvir as palestras que a curadoria selecionou. Vai ser um marco para a cidade!”
Isabela Cristófaro – Comunicação
Isabela Cristófaro é jornalista (Unifaccamp) e especialista em Mídia, Informação e Cultura (USP). Atua na Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).
Qual a sua relação com o TED e como está sendo participar deste projeto?
“Olha, para ser bem sincera, não tenho uma relação tão íntima com o TED, mas participar desse projeto tem sido uma experiência incrível, porque estou conhecendo mais sobre o universo do TED, conhecendo pessoas novas e tendo a oportunidade de aprender muita coisa nesse processo de organização do evento.”
Como descobriu o TED? Qual a sua palestra ou palestrante favorito?
“Basicamente, descobri o TED na época de faculdade. Uma palestra que me marcou muito foi sobre o inventor William Kamkwamba, do Malawi, que construiu um moinho de vento para gerar eletricidade e que foi inspiração para o filme “O menino que descobriu o vento”. Tanto a palestra quanto o filme me marcaram porque mostra não só a importância que a Educação tem nas nossas vidas, mas o quanto é importante a gente correr atrás daquilo que queremos para um bem comum.”
Quais as expectativas para o TEDxJundiaí?
“As melhores possíveis! O evento tem um grande potencial para explorar o que Jundiaí e Região tem de melhor para nos oferecer e acho que todos os palestrantes darão conta do recado.”
Geovanna Ortiz – Comunicação
Geovanna Ortiz é jornalista (Unifaccamp) e pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura (USP). Atua em assessoria na Prefeitura de Jundiaí.
Qual a sua relação com o TED e como está sendo participar deste projeto?
“Fui convidada a contribuir com a equipe de comunicação do TEDXJundiaí e desde então a experiência está sendo positiva. A iniciativa proporciona desbravar a ideia que cada palestrante vai transmitir e isso amplia o olhar sobre diversas esferas da sociedade.”
Como descobriu o TED? Qual a sua palestra ou palestrante favorito?
“Eu descobri a organização TED há alguns anos, estudando inglês, por indicação de professores. Lembro de ter baixado o aplicativo, pesquisado por temas de meu interesse e começado a ver os vídeos com a legenda em inglês. Não tenho um favorito, mas simpatizo com os que fazem refletir sobre a vida e dão margem para novas maneiras de enxergar o mundo. O TED Dare To Be Independent, da Camila Coutinho, por exemplo, é um dos que gosto bastante. Além de reforçar a importância de ser independente, este TED traz inspiração para que as mulheres lutem por suas conquistas pessoais e profissionais.”
Quais as expectativas para o TEDxJundiaí?
“O trabalho está sendo feito por pessoas com objetivos em comum, por isso a certeza do sucesso. Será um evento que ficará marcado na história desta cidade!”
Veja mais!
Que tal acompanhar mais sobre o TEDxJundiaí nas redes sociais? Siga o perfil no Instagram e acompanhe no LinkedIn.